NOTÍCIAS TMs

O que são testes moleculares?

A biologia molecular (BioMol) é a área da biologia que estuda os organismos vivos do ponto de vista molecular, com enfoque nos ácidos nucleicos: os RNAs e DNAs.

Nascida da junção da genética, bioquímica e da biologia molecular, visa compreender e analisar o comportamento de replicação, transcrição e tradução do material genético, assim como a regulação desses processos e seus possíveis erros e características.

Existem diversas aplicações para essa área de estudo, uma delas consiste em usar a biologia molecular para o diagnóstico de doenças infecciosas, oncológicas e mutações genéticas. O DNA e o RNA são a base do material genético, o que nos permite investigar a base de possíveis erros.

O diagnóstico molecular é baseado em técnicas da biologia molecular como o PCR (reação de cadeia polimerase) e suas variações, com o objetivo de investigar alvos de interesse a partir de análise de material genético de DNA e RNA.

É investigada a presença do material genético de microrganismos alvos do exame, de genes de resistência a antibióticos ou mutações e alterações genéticas.

Os alvos do exame podem ser os patógenos como o SARS-CoV-2 ou quaisquer outras doenças. O material genético do próprio indivíduo é utilizado para verificação de qualquer alteração ou mutações genéticas. Para uma análise correta é necessária a seleção do tipo adequado de amostra biológica.

Existem muitas vantagens do uso do diagnóstico utilizando biologia molecular em relação aos métodos comuns:

  • O diagnóstico molecular apresenta alta taxa de precisão, altíssima sensibilidade e especificidade na investigação do alvo de interesse. Em suma, maior precisão e acurácia.
  • Permite maior replicabilidade dos ensaios, contando com protocolos mais práticos e kits de fácil utilização. A exemplo dos testes RT-PCR e do self-test da Testes Moleculares.
  • Garante alta performance com tempo de análise reduzido gerando resultados mais rápidos e eficientes. Os resultados dos exames RT-PCR da TMs costumam sair de 4 a 24 horas após a coleta da amostra.

Os testes moleculares usando sequenciamento de DNA e RNA são, hoje, a mais precisa forma de identificação de vírus e bactérias.

A Testes Moleculares apresenta um vasto campo de laboratórios e centros de coleta espalhados pelo Brasil inteiro, tudo isso para garantir a população fácil acesso a um diagnóstico mais preciso e assertivo.